Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Badminton

 

HISTÓRIA DO BADMINTON   

O Badminton é um desporto muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se o volante. Na prática desta modalidade são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
Este desporto foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuia o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.

OBJECTIVO DO JOGO

- O objetivo do jogo é fazer com que o volante toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga o volante para fora do campo, o ponto é contabilizado para o adversário.
- É um jogo de raquetes, podendo ser jogado individualmente ou a pares.
MATERIAL UTILIZADO
Raqueta (cabeça, cabo e pega) e volante.
COMO JOGAR
- O volante deve ser jogado usando a raquete;
- Um jogador não pode tocar mais do que uma vez no volante, devendo devolvê-lo directamente para o campo adversário;
- Não é permitido tocar na rede;
- Não é permitido invadir o campo adversário;
Um encontro de Badminton é constituído por SETS que se disputam até uma das equipas atingir 21 pontos. Para que o SET termine é preciso que uma das equipas tenha uma vantagem de dois pontos. (Exº 23-21).
Para se sagrar vencedor o jogador ou o par deverá vencer 3 Sets.

PRINCIPAIS GESTOS TÉCNICOS
Pega da Raqueta e Posição Base
Quando falamos de gestos técnicos no Badminton temos que ter em conta, não só o local onde a raquete contacta com o volante mas também a trajectória do volante depois desse contacto.
Assim, temos:
BATIMENTOS ALTOS, ACIMA DA CABEÇA
Clear – Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente “em balão”

Smash ou Remate - Batimento ofensivo; o volante apresenta uma trajectória descendente “picada”


Amorti Alto -Batimento ofensivo; o volante é amortecido apresentando uma trajectória descendente e caindo, no campo adversário, junto à rede.

BATIMENTOS ABAIXO DA LINHA DE CINTURA
Serviço - Pode ser curto ou comprido, dependendo da zona onde se realiza, e o volante deve ser dirigido para a área de serviço do adversário, diagonal à zona donde é executado.

 O serviço, no badminton, são sempre realizados na diagonal, como no tênis.
 Regras Simplificadas do Badminton

Lob - Batimento defensivo; o volante apresenta uma trajectória ascendente.
Amorti Baixo - Muito semelhante ao Lob e, apesar da trajectória do volante ser ascendente, apresenta as mesmas características que o Amorti Alto, o que faz com que o volante caia no campo adversário, junto à rede.
REGULAMENTO
Início e recomeço do jogo: Antes do início do jogo, o árbitro realiza o sorteio entre os adversários. O vencedor pode escolher entre o serviço ou o campo. Após o apito do árbitro, a equipa que escolheu ou que ficou com o serviço inicia o jogo.

Jogadores: O jogo é disputado por um jogador de cada lado, no caso de singulares, e por dois jogadores de cada lado, no caso de pares.
  
Duração e interrupções de jogo: O jogo de Badminton não tem duração previamente definida. Quando um dos lados chegar a 11 pontos haverá um intervalo de 60 segundos. Entre jogos é permitido é permitido um intervalo de 120 segundos.

Pontuação: Um jogo é disputado à melhor de 3 sets de 21 pontos, com pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20 o set será ganho pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos. Se a pontuação for de 29-29, o set será ganho pelo jogador ou par que ganhar o ponto seguinte.
 
CAMPO

Regras Simplificadas do Badminton

Num serviço correcto:
  • Nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do ser­viço; tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas-limite. Uma parte de ambos os pés do servidor e recebedor deve permanecer em contacto com a superfície do campo, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado:
  • A raqueta do servidor deverá contactar, inicialmente, a base do volante enquanto toda a cabeça da raqueta estiver posicionada abaixo do nível da cintura do servidor.
  • Assim que os jogadores tomam as suas posições, o primeiro movimento, de trás para diante, executado pela cabeça da raqueta do servidor é con­siderado o início do serviço.
Singulares:
  • Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado direito, sempre que a pontuação do servidor seja par nesse jogo.
  • Os jogadores devem servir e receber dentro da área de serviço do lado esquerdo, sempre que o servidor tenha marcado um número ímpar de pontos nesse jogo.
  • ” O volante é batido, alternadamente, pelo servidor e pelo recebedor, até ser cometida uma “falta” ou até que o volante deixe de estar em jogo.
  • Se o recebedor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor marca um ponto. Então, o servidor volta a servir da sua outra área de serviço.
  • Se o servidor cometer uma “falta” ou se o volante deixar de estar em jogo, o servidor perde o direito de continuar a servir e o receptor passa a ser­vidor.
Erros na área de serviço:
Um erro na área de serviço é feito quando um jogador:
  • Serve fora da sua vez;
  • Serve da área de serviço errada;
  • Se posiciona na área de serviço errada, estando preparado para receber o
    serviço e este já tenha sido executado.
Algumas faltas:
É falta se:
  • Um serviço não for correcto;
  • O servidor, na tentativa de servir, falhar o volante;
  • No serviço, depois de passar por cima da rede, o volante ficar preso na
    rede ou em cima dela;
  • O volante, quando em jogo:
-        Cair fora das linhas-limite do campo;
-        Passar através ou sob a rede;
-        Não conseguir passar sobre a rede para o campo adversário;
-        Tocar o tecto ou as paredes laterais;
-        Tocar o corpo ou o vestuário de um dos jogadores;
-        Tocar qualquer objecto ou pessoa fora da área de jogo;
  • Um jogador, quando o volante está em jogo:
-        Tocar na rede com a raqueta, o corpo ou o equipamento;
-        Invadir o campo do adversário com a raqueta ou o corpo (excepto quando o jogador segue o volante por cima da rede com a raqueta, na sequência de um batimento);
-        Impedir o adversário de executar um batimento legal;
-        Bater duas vezes consecutivas no volante.

CURIOSIDADES:
  
- O volante/pena de badminton possui 16 penas de ganso.
- O badminton é o segundo desporto mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.
- O badminton é um jogo muito rápido e o volante pode atingir uma velocidade superior a 300 km/h numa raquetada.
- O badminton é uma modalidade das Olimpíadas desde 1992.
- Atualmente, a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial. O país foi o que mais ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. 

Sites de interesse