Basquetebol
Basquetebol – Termos e Gestos Técnicos
Drible
O drible pode ser:
Drible de progressão – Utilizado fundamentalmente para sair de uma zona congestionada e avançar no terreno.
Drible de protecção – Serve fundamentalmente para abrir linhas de passe e para garantir a posse de bola. É um tipo de drible, que face a uma maior proximidade do defesa, o jogador tem de dar maior atenção à protecção da bola.
Regras de Drible
Quando se dribla pode-se executar-se um número indefinido de passos. Quando em posse de bola, o jogador não pode batê-la com as duas mãos simultaneamente, nem efectuar dois dribles consecutivos, ou seja, driblar, agarrar e voltar a driblar.
Passe
O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a progressão no terreno de jogo.
Existem vários tipos de passe:
Passe de Peito – Como o próprio nome indica, este passe é realizado com a bola à altura do peito e lançada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares dão a força ao passe e no final as palmas das mãos devem ficar apontar para fora
Como fazer?
Colocar os cotovelos junto ao corpo; Avançar uma das pernas;Executar um movimento de repulsão com os braços com uma rotação dos pulsos; Após o passe, as palmas das mãos devem ficar viradas para fora com os polegares a apontar para dentro e para baixo.
Passe picado – Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo; O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, ou seja, a mão do colega ou as zonas próximas do peito.
Como fazer?
Colocar os cotovelos junto ao corpo; Avançar um das pernas;Executar um movimento de repulsão com os braços com uma rotação dos pulsos;Dirigir o passe para a frente e para o solo a uma pequena distância dos pés do colega; Após o passe, as palmas das mãos devem ficar viradas para fora com os polegares a apontar para dentro e para baixo.
Passe de ombro – É utilizado nas situações que solicitam um passe mais longo. É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.
Como fazer?
Agarrar a bola com as duas mãos e colocá-la no ombro;Colocar o cotovelo numa posição levantada; Fazer a extensão do braço e simultaneamente avançar o corpo e a perna do lado da bola, impulsionando-a desta forma.
Passe por cima da cabeça – É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.
Como fazer?
Elevar os braços acima da cabeça com a bola entre as duas mãos;Avançar uma das pernas e impulsionar a bola para a frente; Executar o passe com o movimento de braços;
Basquetebol - Tipos de Passe
O passe tem como objectivo a colocação da bola num companheiro que se encontre em melhor posição, para a criação de situações de finalização ou para a progressão no terreno de jogo. Existem vários tipos de passe: peito, picado, por cima com 2 mãos, lateral com 1 mão, por trás das costas, etc.
- Passe de Peito - Como o nome indica, com a bola à altura do peito esta é arremessada frontalmente na direcção do alvo. Neste movimento os polegares é que darão a força ao passe e as palmas das mãos deverão apontar para fora no final do gesto técnico.
Determinantes técnicas:
- Colocar os cotovelos junto ao corpo;
- Avançar um dos apoios;
- Executar um movimento de repulsão com os braços;
- Executar rotação dos pulsos;
- Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo
- Passe picado - Muito semelhante ao passe de peito, tendo em conta que o alvo inicial é o solo;
O ressalto da bola terá um objectivo comum ao do passe de peito, isto é, a mão alvo do colega ou as zonas próximas do peito.
Determinantes técnicas:
Determinantes técnicas:
- Colocar os cotovelos junto ao corpo;
- Avançar um dos apoios;
- Executar um movimento de repulsão com os braços;
- Executar rotação dos pulsos;
- Após passe, ficar com as palmas das mãos viradas para fora e os polegares a apontar para dentro e para baixo;
- Dirigir o passe para baixo (solo) e para a frente.
- Passe de ombro - É utilizado nas situações que solicitam um passe comprido. A bola é arremessada como no arremesso de uma bola no baseball (daí o nome). É um tipo de passe com uma trajectória tensa (sem arco), e em direcção ao alvo.
Determinantes técnicas:
- Segurar a bola com as duas mãos e por cima do ombro;
- Colocar o cotovelo numa posição levantada;
- Avançar o corpo e a perna do lado da bola;
- Fazer a extensão do braço e finalizar o passe para as distancias maiores
- Passe por cima da cabeça- É usado quando existe um adversário entre dois jogadores da mesma equipa.
Determinantes técnicas:
- Elevar os braços acima da cabeça;
- Avançar um dos apoios;
- Executar o passe com o movimento dos pulsos e dos dedos.
Basquetebol: Terreno de Jogo
Dimensões:
O basquetebol é jogado numa superfície rectangular, coberta ou ao ar livre, cujas medidas são 28 metros de comprimento por 15 metros de largura (medidas obtidas do bordo interior das linhas limites). Se o campo for coberto, a altura mínima do tecto deverá ser de 7 metros.
A superfície dura do campo costuma ser de madeira, cimento, etc., tendo em conta que as linhas limites laterais e finais devem ter todos os seus pontos a pelo menos 2 metros dos espectadores ou outro qualquer obstáculo. As linhas que limitam o campo:
Devem estar bem definidas, de modo que não existe nenhuma dificuldade para as ver, estando proibida a existência de qualquer obstáculo a uma distância menor de 2 metros. Os espectadores devem-se encontrar a uma distância mínima de 2 metros em relação a qualquer linha limite. As linhas que determinam o comprimento do terreno denominam-se laterais e as que delimitam a largura, finais. Qualquer linha do terreno de jogo possui uma largura de 5cm.
Linhas de sinalização:
1. Círculo central. Situa-se no centro do campo e tem um diâmetro de 3.6 metros, medido entre os limites exteriores da circunferência.
2. A linha central. É a que divide o campo em duas partes iguais. Esta linha central é paralela às linhas finais e estende-se de uma linha lateral até à outra prolongando-se 15cm por fora delas.
3. As linhas de lance livre. Também são paralelas às linhas finais e devem ter o seu bordo exterior a 5.80 metros do bordo interior da linha final. Mede 3.60 metros de comprimento e o seu ponto central está situado na junção dos pontos médios das duas linhas finais. Encontra-se a uma distância de 4.60metros da vertical da tabela.
Os espaços que devem ocupar os jogadores ao longo das áreas de lance livre marcam-se da seguinte forma:
A primeira linha deve ser marcada a 1.75m do bordo interior da linha final medido ao longo da linha que limita a área restritiva.
O primeiro espaço terá 85cm de largura e termina no início da zona neutra.
A zona neutra será de 40 cm de largura e marcada a cheio com a mesma cor das outras linhas.
O segundo espaço adjacente à zona neutra tem também 85cm de largura.
O terceiro espaço adjacente do segundo tem a mesma largura, ou seja 85cm.
Todas as linhas utilizadas na marcação destes espaços terão 10cm de comprimento, e serão perpendiculares à parte exterior das linhas que indicam os espaços das áreas de lance livre.
4. As linhas da área restritiva. São as que delimitam a zona na que o jogador atacante não pode permanecer mais que três segundos seguidos. São duas linhas que vão desde o extremo da área de lance livre até à linha final, a três metros do ponto central e que, juntamente com a linha final formam a área restritiva.
5. As linhas de três pontos delimitam as áreas do cesto de campo de três pontos. A área do cesto de campo de três pontos duma equipa será a área total do pavimento do campo de jogo, excepto a área limitada pelo cesto do adversário e inclui:
Duas linhas paralelas que se prolongam da linha final, distantes 6.25m do ponto no solo directamente na perpendicular do centro do cesto adversário. A distância deste ponto do bordo interior do ponto médio da linha final é de 1.575m.
e um semicírculo de 6.25m de raio, medido do bordo exterior e com o centro no mesmo ponto descrito acima, que intercepta as linhas paralelas.
O basquetebol é jogado numa superfície rectangular, coberta ou ao ar livre, cujas medidas são 28 metros de comprimento por 15 metros de largura (medidas obtidas do bordo interior das linhas limites). Se o campo for coberto, a altura mínima do tecto deverá ser de 7 metros.
A superfície dura do campo costuma ser de madeira, cimento, etc., tendo em conta que as linhas limites laterais e finais devem ter todos os seus pontos a pelo menos 2 metros dos espectadores ou outro qualquer obstáculo.
Devem estar bem definidas, de modo que não existe nenhuma dificuldade para as ver, estando proibida a existência de qualquer obstáculo a uma distância menor de 2 metros. Os espectadores devem-se encontrar a uma distância mínima de 2 metros em relação a qualquer linha limite. As linhas que determinam o comprimento do terreno denominam-se laterais e as que delimitam a largura, finais. Qualquer linha do terreno de jogo possui uma largura de 5cm.
Linhas de sinalização:
1. Círculo central. Situa-se no centro do campo e tem um diâmetro de 3.6 metros, medido entre os limites exteriores da circunferência.
2. A linha central. É a que divide o campo em duas partes iguais. Esta linha central é paralela às linhas finais e estende-se de uma linha lateral até à outra prolongando-se 15cm por fora delas.
3. As linhas de lance livre. Também são paralelas às linhas finais e devem ter o seu bordo exterior a 5.80 metros do bordo interior da linha final. Mede 3.60 metros de comprimento e o seu ponto central está situado na junção dos pontos médios das duas linhas finais. Encontra-se a uma distância de 4.60metros da vertical da tabela.
Os espaços que devem ocupar os jogadores ao longo das áreas de lance livre marcam-se da seguinte forma:
A primeira linha deve ser marcada a 1.75m do bordo interior da linha final medido ao longo da linha que limita a área restritiva.
O primeiro espaço terá 85cm de largura e termina no início da zona neutra.
A zona neutra será de 40 cm de largura e marcada a cheio com a mesma cor das outras linhas.
O segundo espaço adjacente à zona neutra tem também 85cm de largura.
O terceiro espaço adjacente do segundo tem a mesma largura, ou seja 85cm.
Todas as linhas utilizadas na marcação destes espaços terão 10cm de comprimento, e serão perpendiculares à parte exterior das linhas que indicam os espaços das áreas de lance livre.
4. As linhas da área restritiva. São as que delimitam a zona na que o jogador atacante não pode permanecer mais que três segundos seguidos. São duas linhas que vão desde o extremo da área de lance livre até à linha final, a três metros do ponto central e que, juntamente com a linha final formam a área restritiva.
5. As linhas de três pontos delimitam as áreas do cesto de campo de três pontos. A área do cesto de campo de três pontos duma equipa será a área total do pavimento do campo de jogo, excepto a área limitada pelo cesto do adversário e inclui:
Duas linhas paralelas que se prolongam da linha final, distantes 6.25m do ponto no solo directamente na perpendicular do centro do cesto adversário. A distância deste ponto do bordo interior do ponto médio da linha final é de 1.575m.
e um semicírculo de 6.25m de raio, medido do bordo exterior e com o centro no mesmo ponto descrito acima, que intercepta as linhas paralelas.
Basquetebol: Regras
Tempo de jogo:
- Oficialmente, o basquetebol é jogado em 4 tempos de 10 minutos cada.- A equipa que tem a posse da bola tem 8 segundos para passar do meio campo da defesa para o meio campo do ataque e um total de 24 segundos para concluir um ataque.
- Um jogador pode ficar 5 segundos com a posse de bola, sem driblar, sendo também 5 segundos o tempo para realizar um lateral ou lance-livre. O tempo máximo para um atacante permanecer na área restritiva (garrafão) é de 3 segundos.
- Após passar para o campo de ataque, a equipa atacante não pode regressar à área de defesa.
Linhas:
- No basquetebol, a linha é fora; portanto, se a bola ou o jogador passar pelas linhas laterais ou de fundo, a posse de bola será do adversário.
Bola:
- Um jogador com posse da bola só pode movimentar-se com a mesma driblando, não podendo andar com a bola na mão, nem mesmo conduzi-la durante o drible. Aliás, se um jogador estiver a driblar parar e segurar a bola, ele não poderá voltar a driblar a bola, tendo como opções passar a bola para um companheiro ou fazer um lançamento para o cesto.
- A única situação na qual um jogador pode dar dois passos com a bola na mão é no lançamento na passada.
Faltas:
- Existem 5 tipos de faltas:
PESSOAL: contacto ilegal fora do lançamento ou durante o lançamento.
TÉCNICA: atitude anti-desportiva de um atleta em jogo ou membro do banco.
ANTIDESPORTIVA: falta pessoal grave cometida por um jogador em jogo.
DESQUALIFICANTE: falta agressiva física ou moralmente.
DUPLA: quando dois adversários cometem a falta ao mesmo tempo.
Componentes Criticas - Basquetebol
Recepção
Objectivo: dar continuidade à acção atacante através de uma correcta circulação da bola.
Componentes Críticas:
1 - Procurar receber a bola, sempre que possível com as duas mãos;
2 - Olhar sempre para a bola, até que ela fique sob total controlo por parte do jogador;
3 - Dedos afastados mas descontraídos e direccionados para a bola no momento da recepção (mãos em forma de concha)
4 - Ir ao encontro da bola;
5 - Membros superiores em extensão e em direcção à bola;
6 - Na recepção, os membros superiores flectem fazendo um movimento de absorção;
Passe de Peito
Objectivo: permite que a equipa mantenha a posse de bola e avance rapidamente no campo.
Componentes Críticas:
1 - Cotovelos junto ao corpo na fase inicial do movimento;
2 - Segurar a bola junto ao peito com as duas mãos;
3 - Extensão completa dos membros superiores em direcção ao alvo;
4 - A bola é empurrada na parte final, através de uma rápida rotação dos pulsos para fora;
5 - Direccionar a bola à altura do peito do colega, dando um passo em frente;
6 - Posição final das mãos – palmas para fora e polegares a apontar para dentro e para baixo.
Passe Picado
Objectivo: permite que a equipa mantenha a posse da bola e avance rapidamente no campo.
Componentes Criticas:
1 - Cotovelos junto ao corpo na fase inicial do movimento;
2 - Segurar a bola logo abaixo do peito com as duas mãos;
3 - Extensão dos membros superiores para baixo e para a frente, impelindo a bola para o solo;
4 - Rotação externa dos pulsos na fase final do movimento;
5 - Ressalto da bola até à cintura do receptor.
Drible
Objectivo: permite ao jogador deslocar-se mantendo a posse da bola.
Componentes Criticas:
1 - Olhar em frente sem perder o controlo da bola;
2 - Bola controlada pelos dedos afastados, conseguindo assim um maior contacto possível com a mesma;
3 - A altura do drible é aproximadamente ao nível da cintura;
4 - Posição da bola mais inclinada em relação ao corpo, sendo empurrada para a frente, utilizando a mão (ampla flexão do pulso) e membros superiores (ligeira flexão do cotovelo).
Lançamento em Apoio
Componentes Criticas:
1 - Bola segura com as duas mãos junto ao peito;
2 - Extensão do membro superior de lançamento, para a frente e para cima, com trabalho de pulso (flexão/extensão);
3 - Movimento de lançamento continuo;
Mão que lança: · Dedos afastados;
· Extensão completa do pulso;
· Palma da mão não toca na bola;
Mão de apoio: · Posição lateral face à bola;
· Dedos afastados e apontados para cima;
· Polegares formam um T sem se tocarem.
Lançamento na Passada
Objectivo: converter cesto, com a máxima aproximação à tabela
Componentes Criticas:
1 - Os dois apoios são realizados em dois tempos rítmicos, sendo o primeiro apoio executado com o pé mais distante do cesto;
2 - Sequencia dos Apoios:
- Lado direito: direito/esquerdo/lançamento;
- Lado esquerdo: esquerdo/direito/lançamento
3 - Junto ao cesto existe uma impulsão vertical que é maximizada pela subida enérgica do joelho do lado da mão lançadora (mão contrária ao pé de chamada);
4 - Flexão final do pulso do membro superior lançador
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarporque removido mostra a frase
Eliminardummmmmmmmmmmbas
ResponderEliminarAjudou imenso no meu trabalho escolar.
ResponderEliminarÓtimo trabalho, continue assim!
Ajudou imenso no meu trabalho de recuperação obrigada
ResponderEliminar